Demolhar e germinar: o segredo para a boa digestão e absorção de nutrientes de leguminosas, grãos, sementes e oleaginosas

Nutrição

Leguminosas, grãos, sementes e oleaginosas são alimentos ricos em fitonutrientes, mas também podem ser difíceis de digerir e portanto causar gases, distensão e dor abdominal, e outros sintomas de indigestão.

Demolhar e germinar estes alimentos é fundamental para sua boa digestão e também para maximizar a absorção de seus nutrientes.  

 

Por que devemos demolhar e germinar?

Leguminosas, grãos e oleaginosas são formas de sementes e, como tal, têm a função de propagar a espécie.  Como as plantas não se movem, utilizam animais e  seres humanos para transportar suas sementes e germiná-las em outros lugares.  Para proteger sua integridade durante a passagem pelo aparelho digestivo dos animais e seres humanos, as sementes (incluindo aqui as leguminosas, grãos e oleaginosas também) possuem anti-nutrientes e inibidores de enzimas digestivas.  Além disso, as sementes também têm enzimas que controlam a germinação até que o clima esteja quente e propício para o crescimento da nova planta.

A demolha e a germinação (leguminosas e grãos) reduzem e os inibidores de enzimas e anti-nutrientes, fazendo com que as leguminosas, grãos, sementes e oleaginosas não só sejam mais fáceis de digerir como também transformem-se em alimentos vivos com imensos nutrientes.

 

Guia prático para demolhar e germinar leguminosas, grãos, sementes e oleaginosas

Agora que já sabemos a importância de demolhar e germinar leguminosas, grãos, sementes e algumas oleaginosas, vamos ao passo a passo desses processos.  O tempo de demolha e germinação varia para cada tipo de alimento.  No final do blog há uma tabela de tempos indicados para demolha e germinação. 

Demolha

Dispõe o alimento seco em uma tigela, cobre-o com água filtrada morna e deixa repousar por 8 a 48 horas (ver tabela abaixo para o tempo específico para cada tipo de alimento).  Podes agregar um pouco de sumo de limão ou vinagre de maçã para aumentar a liberação de fitase (enzima que ajuda a quebrar o ácido fítico – principal anti-nutriente encontrado nas leguminosas, grãos, sementes e oleaginosas).  Troca a água a cada 8 horas.  No final do período de demolha, enxágua bem o alimento com água corrente limpa e coa o excesso de água.

Nota: a água morna sinaliza que a estação climática é a ideal para a germinação da semente.

Germinação

Dispõe o alimento recém-demolhado em um coador sobre um tabuleiro ou prato.  Tampa o coador com um pano úmido e deixa repousar em temperatura ambiente.  Eu gosto de deixar as sementes no forno desligado, que simula a terra, já que é escurinho e um pouco abafado.

Notas:

  • Germinação de alimentos para facilitar a digestão e maximizar a absorção de nutrientes não se trata de criar micro vegetais, mas de transformar um alimento seco em um alimento vivo. Observa a foto abaixo de leguminosas germinadas no ponto para cozinhar.

 Leguminosas germinadas

  • A germinação é especialmente importante em leguminosas e alguns grãos.  As oleaginosas e sementes não requerem germinação, para ativá-las basta demolhar e, se quiser, voltar a deshidratar para que voltem a ter uma textura mais crocante.

Cozimento

Uma dica importante é retirar a espuma que se forma na superfície ao cozinhar leguminosas e grãos, já que são impurezas/anti-nutrientes que podem causar gases e distensão abdominal.

Armazenagem

Se não vas a cozinhar as leguminosas ou grãos germinados imediatamente, podes guardá-los em um recipiente hermético no frigorífico por uns 5 dias.

 

Agora que já sabes o segredo para a boa digestão e absorção de nutrientes de sementes, leguminosas, oleaginosas e grão, vamos lá aproveitar todos os benefícios que nos trazem esses alimentos maravilhosos!

 

Fonte: Nutritional Therapy Association, Inc.


Publicação Mais Antiga


Deixe um comentário

Os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos