O estresse está presente na vida de todos, seja pela quantidade de atividades em nossas vidas, pela pressão do trabalho ou da escola, preocupações com os filhos e a família em geral, e vários outros motivos.
O fato de que o estresse seja geral não quer dizer que devemos ignorá-lo e não fazer nada sobre o assunto. O estresse crônico não tratado pode afetar nossa saúde tanto física como mental.
Vou deixar aqui para vocês algumas idéias de como aliviar o estresse que eu li em um artigo da Healthline:
- Ouvir música - a música tranqüila e relaxante tem um efeito positivo no cérebro, pode ajudar a baixar o açúcar no sangue e reduzir cortisol (hormona relacionada com o estresse). Tente música clássica ou sons da natureza.
- Converse com amigo(a)s - se você não tiver com quem conversar, fale com você mesmo(a) ou escreva o que você está sentindo. Tire de dentro o que está te pesando, por mais "doida" que pareça a situação.
- Coma bem - comida e estresse tem muito a ver uma coisa com a outra. Quando estamos estressado(a)s, geralmente exageramos nos lanchinhos com muito açúcar, sal ou gordura. Tente comer verduras, gorduras boas e fruta com pouco açúcar (sempre com alguma gordura boa). A gordura é um excelente alimento para o cérebro.
- Ri muito - Rir libera endorfinas que melhoram o estado de ânimo e reduz o nível de cortisol e adrenalina (hormonas relacionadas com o estresse). Veja filmes ou séries engraçadas ou até bobas, hahaha.
- Tome chá verde - chá verde tem menos da metade de cafeína que um café e contém antioxidandes e teanina, um aminoácido que tem um efeito relaxante.
- Pratique mindfulness - mindfulness é uma abordagem de longo prazo e mais definitiva em termos de saúde mental e física, e inclui exercícios físicos e mentais para te ajudar a estar mais "presente" e lidar melhor com seus pensamentos e ansiedades. Existe uma variedade de atividades que podem te ajudar, como meditação, yoga, tai-chi, pilates, exercícios de respiração, etc. Tudo isso você pode encontrar em apps ou aulas grátis online.
- Faça exercício - você não tem que correr uma maratona, nem sequer ir à academia, só com que você ande ou faça alguns movimentos de alongamento. Quando você faz exercício, você libera endorfinas e melhora o seu estado de ânimo quase instantaneamente.
- Durma bem - o estresse afeta o sono, e a falta de sono leva a estresse. Ou seja, é um círculo vicioso que pode ter efeitos daninos na sua saúde. Leia o Good Mood Talk sobre a higiene do sono.
- Respire profundamente - a respiração profunda oxigena o sangue e ajuda na concentração. Dê uns tempinhos de 3 a 5 minutos para exercitar a respiração: inale profundamente (conta até 6), mantenha o ar por um pouquinho (conta até 6) e exale (também contando até 6).
Fonte: www.healthline.com