Movimenta-te! Encontra o exercício que mais adapta-se a teu estilo de vida e necessidades

Estilo de vida

O estresse, o trabalho e as várias coisas que requerem nossa atenção no dia a dia criam tensão no corpo; isso pode levar a dores crônicas ou outro tipo de mal-estar. O exercício é uma ótima maneira para liberar essa tensão acumulada. O desafio é encontrar o tipo de exercício que gostas e que possas integrá-lo em tua rotina diária, sem sofrimento nem pressão.

O gostavas de fazer quando eras criança?

Dançavas, andavas de bicicleta, pulavas a corda com amig@s? Lembra do que gostavas de fazer, isso pode ajudar-te a implementar uma nova rotina de exercício.

Escuta o teu corpo

Assim como com a comida, uma vez que percebas como diferentes tipos de movimento nutrem teu corpo e mente, podes fazer um plano de atividade física para dar-te o equilíbrio que precisas.

Sente-te frac@ e fora de foco? Um exercício vigoroso para que tenhas mais energia pode ser uma boa opção. O que achas de uma aula de kickboxing ou uma corrida?

Sente-te tens@? Talvez uma atividade mais zen como natação ou yoga possa ajudar-te a relaxar.

Movimenta-te de acordo com tua personalidade

Se eres tranquilo@ e gostas de estar sozinh@, considera pular a corda e ter um jogo de halteres, dumbbels ou elásticos para que possas exercitar-te dentro de casa ou num jardim ou parque.

Se preferes estar acompanhad@ de um grupo de pessoas, podem funcionar as aulas de grupo ou esportes coletivos, que além do mais promovem interação e propósito.

Encontra o horário que mais te convém

Assim como algumas pessoas são mais produtivas de manhã e outras de tarde/noite, para criar e manter o hábito de fazer atividade física, considera qual parte do dia é mais provável que consigas manter tua rotina de exercício.  Lembra que exercícios vigorosos antes de dormir podem afetar a qualidade do sono, portanto, opta por atividades mais relaxantes na rotina de exercícios noturna.

Pensa na tua conveniência e conforto

Procura uma academia, estúdio ou outro lugar onde possas exercitar-te que seja perto da tua casa ou no caminho do trabalho/escola, se for o caso. É importante encontrar um lugar que seja conveniente e onde o ambiente seja agradável, confortável e aconchegante. Isso aumentará a possibilidade de ires de forma regular.

Lembra que a atividade física pode ter diferentes formas: (i) andar até teu destino ao invés de ir de carro, (ii) subir as escadas no lugar de usar o elevador, (iii) levar  filhos e/ou cachorros para passear no parque, ou (iv) uma caminhada na freguesia. Experimenta e encontra uma rotina que faça com que comeces a mover-te e nutrir-te todos os dias.

Fonte: Institute for Integrative Nutrition


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente


Deixe um comentário

Os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos